FastComm – Balanço

Olá clientes!

Como todos nós sabemos, um estoque saudável é fundamental para que as compras também sejam saudáveis e mais precisas.

Ao logo do ano, por motivos que já sabemos, o furo de estoque se alastra pela loja. Como resolver isso?

Faça balanço regularmente, mais conhecido como contagem de estoque. Abaixo explicarei como proceder a contagem dentro de nosso sistema FastComm.

Primeiro vamos abrir um balanço para o sistema entender que, a partir daquele momento, você começará a contar o itens de seu estoque.

Acesse o menu “Produtos – Controle de Balanço – Controle” e teremos a seguinte tela:

Com o botão direito do mouse sobre esta janela, teremos as seguintes opções:

Selecione Iniciar Novo Balanço para escolhermos as opções.

Essas opções nos fornecem desde um balanço geral e completo, até a escolha de um único produto.

Mas lembre-se, assim que confirmar, o estoque de todos os produtos determinados nas opções terão seu estoque zerado e armazenado para comparação posterior e essa operação não tem volta.

Pronto, estamos oficialmente com o balanço aberto, agora é necessário inserir no sistema a quantidade dos produtos contados e para isso temos duas opções.

A primeira é inserir os produtos diretamente no sistema usando a tela de coleta de dados.

Criaremos um lote e coletaremos os códigos digitando-os ou com um leitor como esse:

Esse recurso requer que o produto seja levado até o terminal. Ou método de coletar essas informações é usar um coletor de dados, você consegue armazenar os códigos dentro dele e só então volta para o terminal para importar no sistema.

Abaixo estão o coletor e a tela de importação do sistema que é acessada através do menu “Produtos – Controle de Balanço – Importar Coletor”

Após coletar os produtos utilizando um dos métodos acima, você deve finalizar o balanço, na mesma tela onde ele é iniciado existe a opção de “Finalizar balanço”.

Certo, mas e depois? Depois é hora de conferir as divergências, ainda na mesma tela de abertura e finalização do balanço existe a opção “Relatório de Divergência”, nele é possível conferir os produtos que divergiram no balanço.

Neste relatório então todos os produtos coletados que a quantidade foi diferente daquele que tinha no sistema ao iniciar o balanço, ou seja, não apenas falta mas as sobras também entrarão.

Se acontecer de algum produto ficar sem contabilizar no balanço é possível abrir a recontagem das divergências, nesse balanço apenas os produtos que apresentaram diferença serão zerados novamente e deverão ser recontados. Lembre-se que todos os produtos com divergência deverão ser recontados.